
Morre Robert Redford aos 80 anos; o ator venceu o Oscar duas vezes
O ator e cineasta Robert Redford faleceu na madrugada desta terça-feira (16), aos 89 anos. A informação foi confirmada por Cindi Berger, sua assessora de imprensa. A causa do óbito de Robert Redford não foi divulgada. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood lamentou a perda do astro Robert Redford.
O ator nasceu em agosto de 1936, e a carreira de Robert Redford em Hollywood durou mais de seis décadas. Robert Redford começou em peças da Broadway e séries de televisão, mas se tornou mundialmente conhecido ao estrelar o filme Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), ao lado do ator Paul Newman.
O artista colecionou filmes de grande sucesso em seu currículo, como Golpe de Mestre (1973), vencedor do Oscar de melhor filme, e Todos os Homens do Presidente (1976), no qual Robert Redford interpretou o jornalista Bob Woodward. Ele também teve atuações marcantes em romances como Nosso Amor de Ontem (1973), com Barbra Streisand, e em dramas como Jeremiah Johnson (1972).
Reconhecimento e ativismo de Robert Redford
A versatilidade do ator o manteve em destaque nas décadas seguintes. Robert Redford interpretou papéis icônicos em Entre Dois Amores (1985), que venceu o Oscar de melhor filme, e em O Curandeiro de Cavalos (1998), produção que Robert Redford também dirigiu.
Como cineasta, Robert Redford conquistou o Oscar de melhor diretor por Gente como a Gente (1980) e foi indicado novamente por Quiz Show – A Verdade dos Bastidores (1994).
Além da sua carreira artística, Robert Redford foi um dos maiores incentivadores do cinema independente. Robert Redford fundou o Sundance Institute e o Sundance Film Festival, eventos que revelaram novos cineastas. O trabalho de Robert Redford foi de grande impacto para o cenário do audiovisual nos Estados Unidos e no mundo.
Os últimos trabalhos de Robert Redford
Nos seus últimos anos, Robert Redford continuou atuando em projetos desafiadores. Um desses trabalhos de Robert Redford foi All Is Lost (2013), filme praticamente sem falas, e outro foi Capitão América: O Soldado Invernal (2014), no qual Robert Redford fez o papel de um vilão. O impacto de Robert Redford na indústria cinematográfica foi reconhecido com um Oscar honorário em 2002.
Até o fim da sua vida, Robert Redford foi um defensor das causas ambientais. O ator sempre foi um grande contador de histórias, e era muito hesitante ao ser questionado sobre aposentadoria.
Publicar comentário