News

Mpox: São Paulo registra dezenas de novos casos em uma semana

A cidade de São Paulo continua sendo o epicentro da mpox no Brasil. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, divulgado nesta terça-feira (3/9), a capital paulista já registrou 298 casos confirmados da doença em 2024, um aumento de 35 novos casos em apenas uma semana.

Apesar do crescente número de casos, a Secretaria Municipal da Saúde informa que não houve nenhum óbito relacionado à mpox na cidade em 2024.

Desde o início da pandemia, em janeiro de 2022, foram registrados 2 óbitos e 3.340 casos confirmados. A maioria dos pacientes com mpox em São Paulo não necessitou de internação hospitalar.

Dos 298 casos confirmados em 2024, apenas 14 (4,7%) foram hospitalizados, enquanto 159 (53,4%) não precisaram de atendimento hospitalar.

Mpox deixa estado de São Paulo em alerta

O estado de São Paulo, como um todo, também apresenta um número significativo de casos de mpox. Até o dia 2 de setembro, foram registrados 477 casos em todo o estado, com a capital paulista concentrando quase 70% dos casos.

Além de São Paulo, outras cidades do estado também apresentam um número considerável de casos, como Santo André, Campinas, Osasco e São José dos Campos. Essas cinco cidades concentram cerca de 88% dos casos registrados no estado.

O que é a mpox e como se prevenir

A mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma doença infecciosa causada pelo vírus monkeypox. Os sintomas da doença podem incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, linfadenopatia (inchaço dos gânglios linfáticos) e erupção cutânea.

A melhor forma de prevenir a mpox é através da vacinação e da prática de sexo seguro. É importante que as pessoas que apresentem sintomas da doença procurem atendimento médico o mais rápido possível.

Milena

Publicar comentário